Fake News foi tema em palestra da Casa Legislativa

O professor, jornalista e diretor do PROCON de Rio Preto Arnaldo Vieira esteve em Tanabi na quinta-feira da semana passada, dia 18, debatendo sobre Fake News.
Para o professor, a educação é a forma de combater boatos, principalmente os virtuais que circulam nas redes sociais, já que há uma facilidade nesta disseminação da informação falsa. “Muitas pessoas, principalmente autoridades constituídas, estão sujeitas a sofrerem estes transtornos desnecessários e terem suas vidas prejudicadas”, comentou.
O vereador Alexandre Bertolini, o Xandão (DEM), foi quem incentivou a vinda de Arnaldo, com o apoio do presidente Marcos Paulo Mazza (DEM), que cedeu o prédio da Câmara, sem nenhum tipo de despesa. “Quando falei do professor Arnaldo com o Marcos Paulo, imediatamente ele pediu que eu fizesse contato e agendasse a sua vinda para cá. O tema é importante e muitos sofrem com isso, principalmente nós políticos. Aproveito para agradecer o Marcos Paulo pela iniciativa e agradecer ao professor que veio sem custar nada pra gente, mostrando o seu real interesse em combater este mal”, comentou Xandão.
“Acredito que o debate e o pensamento crítico são os caminhos para o combate desta doença que afeta a vida das pessoas. Devemos conscientizar o máximo de pessoas sobre a importância de sempre questionar as informações recebidas antes de compartilhá-las”, frisou Marcos Paulo.
“As pessoas ainda não têm noção do impacto. Elas vivem à base de informação, necessitam dela, mas não sabem filtrar. Acredito que exista uma falha dos sistemas tradicionais que forneciam informações. Antes, as fontes eram a igreja, os movimentos sociais, os políticos e a televisão. Agora, perdeu-se essa habilidade de gerar informação de qualidade. Quem manda é a rede social, que pode ser errônea, pois as pessoas que têm má intenção e objetivos escusos conseguem obter sucesso se aproveitando do que chamo de ignorância programada das pessoas”, salientou Arnaldo.
“Sou professor universitário há 16 anos e já faz tempo que falo para meus alunos, principalmente de Comunicação Social, que devem duvidar de tudo.  Sei que hoje, principalmente para os mais jovens, o tratamento dado para a comunicação é bem diferente do que era anos atrás. Vivemos recebendo uma enorme quantidade de informações superficiais e poucas informações de conteúdo profundo, denso e que sirva para formar uma opinião. Por isso, a dúvida é sempre o pressuposto da verdade”, finalizou o professor.
Participaram do evento: O presidente Marcos Paulo Mazza (DEM) e os vereadores Alexandre Bertolini, o Xandão (DEM), Tenente Osmar Canela (PP) e a vereadora Rose de Paula (Psol).
Arnaldo Vieira é Jornalista, Mestrando do Programa de Pós-Graduação da FAAC/UNESP de Bauru, Pós-graduado em Comunicação Jornalística pela UNILAGO, professor universitário e coordenador do Curso de Comunicação Social do Centro Universitário de Rio Preto – UNIRP, em São José do Rio Preto e Diretor do PROCON Rio Preto.