Câmara Municipal de Tanabi

A Câmara Municipal de Tanabi

Instalação
A instalação da Câmara Municipal de Tanabi aconteceu no dia 13 de março de 1925. Neste dia Dr. Elias da Cruz Martins presidiu a Sessão de Instalação e empossou os vereadores: Coronel Militão Alves Monteiro, Veríssimo Ferreira Júlio, Manoel Pereira Leal, Augusto Manoel Elias Abufares, José Flávio de Morais Sobrinho e os suplentes José Alves Brigido e Oscar Rufino. Que haviam sido eleitos no dia 28 de outubro de 1924.
Após a Cerimônia de Posse, houve a composição da Mesa Diretora que ficou assim definida:

Presidente: Veríssimo Ferreira Júlio;
Vice-presidente: Manoel Pereira Alves;
Secretário: Augusto Manoel Elias Abufares;

Após a composição da Mesa, os vereadores elegeram prefeito e vice-prefeito que foram: Coronel Militão Alves Monteiro (prefeito) e Marcílio Cesário Magalhães (vice-prefeito).
O sistema politico naquela época no Brasil era parlamentarista, de governo democrático, onde o Poder Executivo baseava a sua legitimidade democrática a partir do Poder Legislativo que era representado pelo parlamento nacional. Os ramos executivos e legislativos eram, portanto, interligados nesta forma de governo.

Um fato curioso da época.
O prefeito e o vice eram escolhidos pelos vereadores e os nomes eram homologados pelo Governo do Estado de São Paulo e os mesmos poderiam assumir cadeiras como vereadores, mas quem decidia o futuro da cidade era a Câmara Municipal, ou Poder Legislativo.
Somente no ano de 1948 que o município de Tanabi elegeu, por voto direto, o prefeito, o vice e os vereadores.