Vereadores criam o Dia Municipal do Poeta Tanabiense

O Projeto de Lei 035/2018, de autoria do presidente da Câmara Marcos Paulo Mazza (DEM), que dispõe sobre a criação do Dia do Poeta Tanabiense, foi aprovado, por unanimidade, em segunda discussão e votação, na 18ª Sessão Ordinária que aconteceu na segunda-feira, 14.
Após ser sancionado pelo Poder Executivo, o dia 20 de outubro ficará incluído no calendário oficial do município como o Dia Municipal do Poeta Tanabiense.
Para o autor Marcos Paulo, a proposta ao instituir o dia do poeta, é para homenagear os criadores de ofício ou anonimatos, de poesia em Tanabi. “A linguagem humana, do gênero lírico, que expressa os sentimentos através de ritmo e palavras cantadas”, disse ele em sua justificativa.
A poesia tem seus fins estéticos transformando a forma usual em recursos normais, através das rimas cadenciadas e fazem adoração a alguém ou a algo, retratando as experiências de vida, amorosas, as angústias, a natureza, a maturidade humana, denunciar as questões sociais, políticas, entre outras.
“O poeta tem a capacidade de sintetizar e resumir em versos e prosas a condensação da experiência humana. É ter visão do que não é visível. Tocar no coração e na alma dos seres humanos”, comentou Marcos Paulo.
Segundo o presidente, seguindo em sua justificativa anexada ao projeto, o poeta tem sensibilidade, conseguindo expressar seus sentimentos através das palavras e transmitir suas emoções a quem lê. “Assim propomos essa singela homenagem a esses intelectuais que fazem da sua vida uma poesia, em especial, queremos valorizar e reconhecer as escritas de João de Mello Macedo, Luiz Maria A. Fumes, Sebastião A. de Oliveira, Margaria Gôngora, João Soler Haro, Terso Mazza, Manoel Palhares, João Mello, Venizelos Papacosta, Antonio Monteiro, Nelson Dias, Antonio Caprio, Zulmira Mattos Miziara, Rosa Maria B. Fabri Mazza, Ivon Ceron Filho e Manuel L. Torres Sobrinho, entre outros, que com suas publicações encantaram e muitos ainda encantam com seus versos majestosos e sinceros, transmitindo lindas mensagens e conquistando inúmeros admiradores e seguidores de suas palavras”, conclui Marcos Paulo.