Câmara Municipal apoia a campanha Maio Amarelo

A Casa Legislativa demonstrou total apoio a campanha internacional, Maio Amarelo. Todos os vereadores entendem a necessidade do movimento e os impactos que a disseminação dessa ideologia pode provocar nos cidadãos tanabienses.
Essa é a 5a edição da campanha e, nesse ano, seu mote é “Nós somos o trânsito”. O objetivo é por em pauta e fomentar discussões que levem o cidadão a refletir sobre a necessidade de diminuição do número de mortes e de feridos no trânsito, além de, enfatizar que esse, é reflexo das atitudes de seus condutores. “Conduzir veículos, seja qual for, é uma responsabilidade imensa. Qualquer imprudência ou desatenção pode colocar vidas em risco. Por conta disso, queremos enfatizar a necessidade dessa reflexão”, explicou Marcos Paulo Mazza (DEM), presidente da Câmara.
O tema foi discutido com a Associação Nacional de Detrans (AND) e apresentado em reunião do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A abertura oficial da campanha ocorreu no dia 26 de abril, na cidade de Campina Grande – Paraíba. A cidade foi escolhida para a realização do evento por ser destaque em suas atividades executadas durante o Maio Amarelo de 2017.
A Câmara, em apoio à campanha, publicou em sua página no Facebook um vídeo a favor da segurança no trânsito e do respeito à vida. “As mídias sociais são ótimos meios de influenciar e alcançar um bom público. Queremos atingir o maior número de pessoas possível e levar para nossa cidade essa reflexão para que, de uma vez por todas, os cidadãos entendam que o trânsito é constituído por pessoas e que essas, merecem respeito”, afirmou Marcos Paulo.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o excesso de velocidade, as ultrapassagens indevidas, a combinação de álcool e direção, a falta de cinto de segurança e o uso de celular ao volante são as principais causas de acidentes de trânsito no país e, segundo o  DataSUS, mais de 37,3 mil pessoas morrem todos os anos no trânsito das cidades e rodovias do país. Por conta desses índices tão elevados, nos últimos quatro anos de campanha mais de 27 países entraram no time amarelo, além de 1400 empresas e 423 cidades.
O encerramento da campanha ocorrerá no dia 28 de junho em Brasília, no Distrito Federal, além de ser sediado pela Associação Brasileira dos Departamentos Estaduais de Estradas de Rodagem (ABDER) e pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF). O evento contará com a premiação “Destaques Maio Amarelo 2018” e será contemplada: empresas, entidades do setor público e sociedade civil que mais disseminarem os conceitos e práticas propostas pelo Maio Amarelo. Aqueles que mais trabalharem em prol à conscientização da segurança no trânsito e o incentivo à mudança de comportamento de todos que transitam serão os premiados.
Sobre o Maio Amarelo.
O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.