Ponte do Bacuri e Estrada Municipal recebem nome de Gabriela de Paula Monteiro em PL aprovado pela Câmara

O Projeto de Lei 091/2017 aprovado pela Câmara Municipal de Tanabi, em segunda e última discussão e votação, denomina a Ponte localizada no Rio Bacuri, prolongamento da Rua Coronel Joaquim da Cunha e a Estrada Vicinal TNB-150, que se inicia na referida ponte.
O PL é de autoria do vereador Fabrício Missena (PP) e homenageia a saudosa Gabriela de Paula Monteiro. Para ter validade, é necessária a sanção do Poder Executivo, seguido de publicação.
Na Justificativa do Projeto, Missena disse que Gabriela de Paula Monteiro nasceu no dia 18 de abril de 1923, em Córrego de Bálsamo, Zona Rural, filha do Sr. Flavio Soares de Paula e Maria Isabel de Jesus. Seu pai era fazendeiro, homem de negócios, ajudou muito Tanabi cedendo suas terras para o campo de aviação, poço de água da baixada, pedregulho e Santa Casa São Vicente de Paula de Tanabi. Sua mãe Maria é de origem dos fundadores de Tanabi.
Gabriela de Paula Monteiro casou-se com o Urbano Luiz Monteiro, falecido em 1970, teve os filhos: Izabel Cristina de Paula Monteiro (natimorto), Maria Aparecida Monteiro Baracioli (in memorian), Jair de Paula Monteiro, Lupércio de Paula Monteiro (in memorian), Rosilene de Paula Monteiro, Flavinho de Paula Monteiro (In Memorian, morte trágica assassinado 30 dias após falecimento de seu pai), Denise de Paula Monteiro Menegasso e Adriana de Paula Monteiro Batelo. Deixou vários netos, bisnetos e 01 tataraneto.
A homenageada mesmo com todos os infortúnios da vida se manteve forte, morando na mesma residência por mais de 65 anos na Rua Dr. Cunha Junior, Centro de Tanabi, ao lado escola Ganot Chateaubriand, viúva, vendeu marmita por 10 anos para terminar de criar os filhos, foi membro ativo da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição Filha de Maria, Sagrado Coração de Jesus e Irmandade de São José.
Gabriela sempre teve um carinho grande pela praça do colégio que viu crescer, ajudou na plantação de árvores e muitas vezes na limpeza da mesma. Sentia vida em morar ao lado do colégio e ouvir o barulho das crianças e sentar na área para ver os alunos saírem já mesmo debilitada fisicamente devido sua doença.
Destacou-se como membro do Clube da Terceira Idade de Tanabi, sendo a primeira rainha da terceira idade (angariando votos para construção do CCTI, conseguiu primeiro lugar tamanha seu carisma e popularidade).
Para a família e os amigos, deixou um legado de saudades. Faleceu no dia 05 de janeiro de 2016, na Santa Casa São Vicente de Paulo de Tanabi, aos 92 anos.
Familiares de Gabriela estiveram presentes na Sessão Ordinária e falaram da emoção da homenagem. “Minha avó teve uma vida de muitas histórias cheias de amor com Tanabi e este é o principal legado que ela deixa para seus descendentes. Essa homenagem que a Câmara fez a nossa família considera como um tesouro que pra sempre ficará na memória dos tanabienses. Aproveito para agradecer, em especial, o vereador Missena e a todos que aprovaram por unanimidade”, concluiu o neto Raul Monteiro Giannini que colaborou com as informações.