OAB de Tanabi promove palestra sobre Direitos e Prerrogativas aos advogados

A 245ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Tanabi promoveu na quinta-feira, dia 09, a palestra que tratou sobre os direitos e prerrogativas dos advogados com o palestrante Dr. Leandro Sarcedo, vice-presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB/SP.
Bastante proveitoso, Sarcedo, realizou um bate papo descontraído entre seus colegas de trabalho e explanou sobre onde estão previstas as prerrogativas do profissional de direito e o que elas garantem aos advogados para que ele possa exercer a defesa plena de seus clientes com autonomia e independência, sem temor do magistrado, do representante do Ministério Público ou de qualquer autoridade que possa tentar constrangê-lo ou diminuir o seu papel enquanto defensor das liberdades.
Segundo Sarcedo, são regras que garantem, por exemplo, que um advogado tenha direito de consultar um processo até mesmo sem uma procuração, ou nos casos de ações penais e inquéritos protegidos por sigilo judicial.
Os advogados são os únicos na linha de proteção entre uma pessoa comum, investigada ou acusada de um delito, do juiz de direito, promotor de justiça ou até mesmo autoridade policial. “Sem esses direitos e essas garantias não haveria o mínimo de equilíbrio de forças”, disse ele.
Vale lembrar que o advogado exerce uma função social e um papel de exercício público, atuando na defesa dos direitos do cidadão, independente de sua classe financeira ou social. São os profissionais que possuem direitos especiais para exercer a plenitude de sua função.
Leandro Sarcedo é Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (1997). Mestre (2010) e Doutor (2015) em Direito Penal pela Universidade de São Paulo. Especializado em Direito Penal Econômico e da Empresa, pela Universidade de Castilla-La Mancha, Toledo, Espanha (2011). Advogado, sócio da Massud e Sarcedo Advogados Associados, desde 2005. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal.
“Aproveito mais uma vez a oportunidade para agradecer a disposição do presidente da Câmara Marcos Paulo Mazza em nos ceder o prédio para atender os nossos advogados. Marcos está sempre disposto a firmar parcerias e isso é muito bom e produtivo”, finalizou o presidente da 245ª Subseção da OAB de Tanabi, Marcel Cadamuro.