Câmara de Tanabi institui Novembro Azul no calendário de eventos municipais

A Câmara Municipal de Tanabi já aprovou em primeira discussão e votação o Projeto de Lei 085/2017 que institui o Novembro Azul como forma de conscientização na prevenção do câncer de próstata. A proposta já é inserida durante o mês em diversas cidades do Brasil, inclusive Tanabi, mas não havia, até então um projeto que estabelecesse no município. O PL será discutido e votado em segunda na próxima Sessão Ordinária na segunda-feira, dia 13.
Conforme divulgações por parte do Poder Executivo é possível notar as movimentações que conscientizam os homens a fazerem o exame para se prevenirem do câncer e na Casa Legislativa não poderia ser diferente.
O presidente Marcos Paulo Mazza (DEM) trará no dia 16 de novembro (quinta-feira), às 19h30, em parceria com o HB (Hospital de Base) e demais vereadores, palestrantes da equipe médica do Dr. José Carlos Mesquita, no plenário do legislativo.
Segundo Marcos Paulo, Dr. Mesquita é profissional conceituado no Brasil e sua equipe fará de forma gratuita uma exposição sobre os perigos do câncer de próstata e ainda coletarão sangue no local para o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico). Exame simples que serve para diagnosticar alterações na próstata, tais como: prostatine, hipertrofia benigna ou câncer de próstata. No entanto, em caso de câncer, o valor de PSA também pode permanecer normal e, por isso, a suspeita de câncer deve ser confirmada com outros exames de diagnóstico, como toque retal, ressonância magnética e biópsia.
“Conseguimos essa parceria muito importante e queremos colaborar com o Novembro Azul e por isso aproveito a oportunidade para convidar a população para a palestra preventiva contra o câncer de próstata”, disse o presidente da Câmara.
O projeto tem a assinatura de todos os vereadores e na sua justificativa fala sobre a importância da conscientização, promovendo ações de prevenção do câncer de próstata.
“É importante que os homens entendam que a saúde deve ser colocada em primeiro lugar, acima de qualquer construção cultural que possa levar ao preconceito”, regem os legisladores na justificativa.
O mês de novembro foi escolhido como o mês oficial sobre a conscientização, pois dia 17 é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. O azul veio da cor oficial usada com símbolo de combate à doença, surgindo assim o Novembro Azul, movimento que prioriza ações de conscientização sobre a neoplasia.