Câmara Municipal de Tanabi Encerra o Ano com Balanço Positivo e Vereadores Satisfeitos com os Trabalhos Apresentados

Câmara Municipal de Tanabi Encerra o Ano com Balanço Positivo e Vereadores Satisfeitos com os Trabalhos Apresentados

Nos doze meses de 2019, a Câmara Municipal de Tanabi trabalhou com empenho e determinação na apreciação, votação e aprovação de projetos e indicações de grande relevância em benefício da população Tanabiense.

Em seu primeiro ano de gestão à frente da Câmara, o presidente do Legislativo vereador Gilbertinho Faria(PSD) falou das atribuições do cargo e declarou estar focado e comprometido com a causa pública do município.

Com uma economia de mais de R$ 250 Mil Reais no poder legislativo em que a Câmara Municipal de Tanabi estima ter economizado aproximadamente R$ 22 mil reais por mês em sua gestão, Gilbertinho garante não ter segurado nenhum projeto enviado pelo executivo colocando-os em apreciação por seus pares no plenário.

“Em 2019 trabalhos unidos em prol da nossa cidade, a Câmara esteve focada e compromissada com a nossa população, não barramos projetos e demos o aval necessário para que o executivo desempenhasse suas funções como é de sua competência, geramos economia e a Câmara Municipal devolveu aos cofres públicos mais de R$250 mil reais para que o executivo reaproveite esse dinheiro e o utilize da melhor forma em prol da nossa cidade da nossa população” comenta o presidente.

Projetos e Indicações

De acordo com o levantamento realizado junto a Secretária Legislativa da Câmara, foram apresentados 104 Projetos de Lei, 13 Projetos de Resolução, 21 Projetos de Decreto-Legislativo, 3 Projetos de Emenda à Lei Orgânica, 266 Indicações, 72 Requerimentos e 27 Moções.

A presidência avalia que o número de indicações é o resultado do trabalho dos vereadores que sinalizam um descontentamento com a atual gestão do município, segundo ele quanto maiores forem os pedidos ao executivo é maior a inoperância e eficiência da gestão administrativa.

“ Durante o período, os vereadores aprovaram 266 indicações solicitando ao Executivo obras e melhorias voltadas para as mais variadas áreas no município, como educação, infraestrutura, saúde, esporte, lazer e segurança etc. A indicação é uma das ferramentas de trabalho do vereador. Por meio dela, os parlamentares solicitam a realização de obras ao Executivo em toda a cidade uma vez que o vereador não possui a atribuição de resolução dos problemas, a indicação é sua maneira de demonstrar o descontentamento da população com a inoperância e eficiência da atual gestão, quando a população cobra o seu vereador ele imediatamente responde apresentando a indicação que segue para as mãos do prefeito que quase nunca os atende devido a sua gestão perseguidora, o atual prefeito ignora a Câmara Municipal e somente nos atende sob pressão ou quando precisa do legislativo, e isso levamos também a população para que entenda e compreenda que nós as vezes  somos taxados de ruim por não poder atender o povo como gostaríamos” relata Gilbertinho que continua “Os vereadores tiveram muito trabalho nesses doze meses para conseguir resolver ou sanar as necessidades da população, prova essa é o desinteresse do prefeito, estamos pedindo por exemplo que ele atenda as entidades do município colocando a disposição delas que estão passando por dificuldades financeiras recursos que possam auxilia-las e ele não nos atende”, reclama.

Comissões

Ao todo, a Câmara Municipal de Tanabi possui 7 Comissões Permanentes, entre elas: Justiça e Redação, Finanças e Orçamento, Educação e Cultura, Obras Meio Ambiente Saneamento e Serviços Públicos, Saúde e Ética de Decoro Parlamentar.

Gilbertinho ressalta o papel importante das Comissões Permanentes da Casa na ampla discussão dos projetos que tramitaram e projeta para 2020 ano de eleições municipais um período de intenso trabalho na apreciação e votação de matérias relevantes em benefício da população.

Comunicação e Transparência

A partir de janeiro de 2020, os trabalhos da Assessoria de Comunicação da Câmara (Ascom CMT) passarão a ser desenvolvidos de forma estratégica e planejada no gerenciamento dos canais de comunicação do Legislativo, com o objetivo de divulgar o conteúdo das sessões legislativas, audiências públicas e reuniões das comissões, as ações parlamentares dos vereadores, as iniciativas da Mesa Diretora, eventos e demais atribuições pertinentes à Casa Legislativa, bem como os fluxos de informação entre Câmara, imprensa e comunidade.

A Assessoria de Imprensa adotou um novo padrão de gestão de Assessoria de Comunicação, Assessoria de Imprensa, Assessoria de Cerimonial e coordena a reformulação e modernização do Portal Institucional e das redes sociais da Câmara de Vereadores. Além disso, destaca-se o aprimoramento das transmissões ao vivo das Sessões da Câmara pela Internet e pelas redes sociais, inclusive disponibilizando em seus 3 canais na web entre eles Instagram, Facebook e Youtube buscando sempre um elo de comunicação entre o Legislativo e a população.

No ano de 2019 foram realizadas 43º Sessões Ordinárias , 16º Extraordinárias e 1 Sessão do projeto Câmara nos Bairros que foi realizado em Ecatu, os vereadores retornam aos trabalhos legislativos a partir do dia 9 de Janeiro com a redução do recesso de 40 para 20 dias.