Outubro Rosa: Palestra na Câmara Municipal de Tanabi traz medico especialista em Mastologia e Emociona a todos com depoimentos de quem venceu a doença

Outubro Rosa: Palestra na Câmara Municipal de Tanabi traz medico especialista em Mastologia e Emociona a todos com depoimentos de quem venceu a doença

Praticar a fé, exercitar a paciência, buscar a coragem, expressar a gratidão. Esses foram os ensinamentos de duas importantes mulheres tanabienses que descobriram na batalha contra o câncer de mama não apenas uma nova chance de viver, mas também de se tornarem exemplo para quem enfrenta uma doença que mata cerca de 14 mil pessoas por ano no Brasil.

No último dia 24 de outubro, mês de conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama  a Ordem Demolay de Tanabi “Capitulo Vale da Luz” realizou em parceria com a Câmara Municipal de Tanabi a Palestra “Outubro Rosa” em referência ao movimento internacional que visa à conscientização sobre a importância de um diagnóstico precoce e da prevenção contra o câncer de mama.

O conceituado médico Marcos Miqueletti foi quem ministrou a Palestra e ofereceu a dezenas de pessoas informações sobre o seu vasto conhecimento técnico e teórico sobre a prevenção e tratamento da doença.

Miqueletti que é mastologista especializado em ginecologia e obstetrícia, possuindo ainda em seu currículo pós-graduação em oncoplastia em Orlando na Florida, Estados Unidos, disse que o câncer de mama possui significativos índices de cura, que giram em torno dos 95% quando descoberto precocemente. O tratamento normalmente consiste em uma cirurgia para a retirada do tumor e a complementação com técnicas de radioterapia e quimioterapia.

“O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.

Apesar de muitas vezes o câncer de mama não possuir causa específica, algumas medidas podem ser tomadas como prevenção. A principal forma de prevenir-se é ter uma alimentação saudável, balanceada e rica em alimentos de origem vegetal. É importante também evitar embutidos e o consumo excessivo de carne vermelha. Atividades físicas e hábitos saudáveis de vida, como não fumar nem ingerir bebida alcoólica, também ajudam a evitar a doença. Atenção: O diagnóstico precoce é essencial para a cura dessa doença, sendo assim, é fundamental procurar regularmente o médico, vale lembrar que em 95% dos casos os resultados são positivos ao tratamento e o paciente se cura” comemora o médico.

O médico ainda destacou que o câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura. Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.

Além de estar atenta ao próprio corpo, também é recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.

Mamografia é uma radiografia das mamas feita por um equipamento de raios X chamado mamógrafo, capaz de identificar alterações suspeitas.

“As mulheres devem procurar imediatamente um serviço para avaliação diagnóstica ao identificarem alterações persistentes nas mamas. No entanto, tais alterações podem não ser câncer de mama.” Disse.

O mestre conselheiro da Ordem Demolay de Tanabi “Capitulo Vale da Luz” Luan Vitor Assis da Silva surpreendeu o público presente ao convidar duas mulheres tanabienses que conviveram e venceram a doença.

A auxiliar administrativa Camila Vendramini foi a primeira a revelar ao público presente e quem a assistia pela Tv Câmara ao vivo, sobre sua experiência ao descobrir seu contato com a doença.

 “Sou uma das mulheres que muito têm a agradecer pela vida! Precisei dar um novo rumo em minha existência e tinha que seguir em frente. E essa mudança precisava ser rápida porque fui diagnosticada, após uma biópsia porém antes sentia muita dor no seio, e foi daí que mais senti medo, percebi que a agressividade e com um câncer que evolui um pouco mais rápido, e seu prognóstico não é tão promissor. Necessitava de uma intervenção imediata.

Nossa me lembro foi difícil de assimilar, absorver e aceitar. Câncer ecoou para mim o som da morte, do fim. Um filme passou, no qual os protagonistas eram as pessoas que eu mais amava, Busquei forças em Deus, após esta força divinamente bem-vinda, iniciava a corrida em busca de uma conquista de cura, de vida. A luta começara! Havia duas possibilidades: vencer ou vencer! Era preciso correr na contramão do tempo. Cirurgia um sucesso, venci! Quimioterapia difícil, novamente venci! Radioterapia complicada, mais uma vez, venci! Venci a ansiedade, o pânico e meus próprios medos” emociona-se ela que continua “Por outro lado, em meio a desafios diários, pude extrair ensinamentos preciosos. Hoje estou curada, optei por viver. Sabia que dentro de mim havia um “gigante” tentando me derrubar. Necessitava me defender. Meu próprio corpo, mesmo debilitado e enfraquecido, exigia essa reação. Foi quando descobri um outro “gigante” ainda maior que em mim também habitava. Sem ele era impossível vencer. Seu nome era Fé!”.

Se, por um lado, a experiência de passar por tratamentos agressivos como a quimioterapia e a radioterapia pode trazer consequências tristes – como a queda do cabelo –, por outro, serve de oportunidade para aprender a lidar com o sofrimento de forma mais serena.

E foi dessa maneira que a funcionária pública aposentada Helen Santana, encarou seu árduo tratamento. Helen relembra que não possui históricos da doença na Família, porem foi exposta a perca de um filho muito jovem e o trabalho e exaustão podem então ter contribuído para o desenvolvimento da doença em seu corpo, ela relata que, no dia em que recebeu o diagnóstico, “perdeu o chão”. 

O câncer motivou a retirada total da mama , mas despertou na mulher uma vontade insuperável de vencer a enfermidade. “Passei a enxergar o tratamento como uma bênção, afinal era a grande chance de eu acabar com a doença, quando assimilei tudo isso em minha vida, passei a ser grata, independentemente da fase vivida, a autoestima tem total influência no resultado do tratamento. Cresci muito como pessoa e quero mostrar que é sempre possível florescer”, conta. 

“Só tinha duas opções: enfrentar o problema ou chorar. E sofrimento é algo opcional”, opina. “Decidi, então, assumir minha careca e fiz o tratamento dia após dia, sem deixar que isso abalasse minha autoestima e vontade de vencer a doença em cada sessão do tratamento”, relata. 

O processo, conta Helen, a ensinou a ter mais paciência e a não dar valor a assuntos sem importância. “O que sempre digo para outras mulheres que enfrentam essa doença é: não escolha sofrer, escolha se curar, se amar se cuidar e se auto conhecer principalmente, ao invés de se encher de tristeza, decida-se a ser mais corajosa” encoraja.

Os vereadores Rose de Paula, Tenente Osmar do Nascimento Canela, Adivaldo Cristal e Gilbertinho Faria foram os anfitriões dos palestrantes e do público presente, ao finalizar Gilbertinho destacou o fim da Campanha Outubro Rosa e já anunciou que a Câmara deverá desenvolver atividades relacionadas ao mês “Novembro Azul” que reforça  a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Na próxima quinta-feira,31, chega ao fim o outubro Rosa, mês de conscientização sobre a prevenção à doença. Mesmo fora dos holofotes, o assunto segue como um dos mais importantes no que diz respeito à saúde da mulher e a Câmara Municipal de Tanabi, esta todos os dias com suas portas abertas para acolher e aconselhar aos cuidados necessários sobre a prevenção, gostaria de parabenizar essas nossas Guerreiras e dizer que o propósito de Deus é ainda maior em vossas vidas, agradeço a Ordem Demolay e também ao doutor Marcos Miqueletti que conduziu com sabedoria e inteligência essa palestra nos oferecendo e contribuindo para nosso conhecimento” parabenizou e agradeceu o Presidente da Câmara Municipal de Tanabi, vereador, Gilbertinho Faria.