Vereadores aprovam repasses as entidades tanabienses

A Câmara Municipal de Tanabi aprovou, por unanimidade, os projetos de lei que destinam recursos para as entidades assistenciais do município para o exercício 2019.
As entidades foram beneficiadas, cada qual, perante suas necessidades e, este ano, não houve discussão em relação aos valores que seriam repassados, como no ano passado, início desta administração, onde representantes procuravam pelos vereadores contestando os valores que seriam repassados. “Foi uma luta da Câmara na época e conseguimos avançar e hoje os repasses não possuem contendas que inviabilizavam os trabalhos das entidades”, disse o presidente Marcos Paulo Mazza (DEM).
Mudanças na Lei no ano passado.
No anão passado, todas as entidades pediram a ajuda dos vereadores para debater junto do executivo algumas reivindicações, que melhorariam ainda mais o atendimento dessas instituições. Foram unanimes nos pedidos de alteração do projeto. Eles solicitavam, naquela época, que a prefeitura deveria fixar uma data de repasse as entidades, uma revisão das planilhas orçamentárias, e o pedido principal, que se retirasse do projeto o “até”, uma vez que a prefeitura não se comprometia num valor fixo ao mês, repassando valores mínimos, quando necessário. Segundo os mantenedores, isso dificultava o trabalho de cada instituição.
Após diálogos com o executivo, a discussão avançou e a lei foi mudada estipulando data limite para pagamento (dia 20 de cada mês), além da retirada do “até”.
“É sempre bom lembrarmos destas conquistas. As entidades sofriam por estas duas questões. Nós vereadores avançamos nisso e, mesmo que pareça pouco, quem trabalha nas entidades sabe deste avanço que, no ano passado, foi surpreendente”, comentou o 1º secretário, vereador Rodrigo Bechara.
Os valores aprovados somam mais de R$ 3,5 milhões e foram divididos da seguinte forma: R$ 223.632,00 para a Associação Espírita Joana D’arc; R$ 195.600,00 para o Lar das Crianças; R$ 150.545,00 para o Lar dos Idosos; R$ 23.052,00 para Caritas Paroquial Nossa Senhora da Conceição; R$ 26.160,00 para a ATAPE, R$ 8.029,00 para o Instituto dos Cegos Rio Preto; R$ 31.963,63 para AACD Rio Preto; R$ 327.000,00 para APAE de Tanabi; R$ 2.590.450,00 para a Santa Casa São Vicente de Paulo de Tanabi.
Os projetos aprovados seguem para serem sancionados pelo prefeito e todas as despesas decorrentes da execução das leis, correrão por conta das dotações próprias do Orçamento Municipal 2019, suplementadas, se necessário