Outubro Rosa é comemorado na Câmara Municipal

No ano de 2017, Devinha Zanetoni (MDB), através do Projeto de Lei 078/2017, instituiu o Outubro Rosa. Na justificativa, o legislador expôs que este é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo, além de ressaltar que, especificamente no Brasil, o percentual do câncer de mama é mais elevado, deixando claro que a adesão à campanha é de suma importância.
“É uma questão de saúde pública, nós como vereadores e principalmente como cidadãos temos a obrigação de zelar pela comunidade em que vivemos. Apoiar essa importante campanha através de palestras e ações sociais é apoiar a vida”, explicou o legislador.
Durante as sessões ordinárias, o presidente da Câmara Marcos Paulo Mazza (DEM) determinou que os vereadores usassem o laço rosa, símbolo da campanha como boton em seus trajes.
Dr. Newton A. Bordin Júnior também foi convidado para participar da campanha em Tanabi através de uma parceria de Marcos Paulo com o Hospital de Base (HB) de Rio Preto. O evento acontece no dia 24 de outubro no plenário legislativo, aberto ao público.
O médico abordará informações gerais a respeito do câncer de mama, estimulando os homens e principalmente as mulheres, já que estas constituem a parcela da população mais atingida pela doença, a realizar exames periódicos visando à identificação de possíveis anomalias.
“O ideal, na realidade, seria focar neste sério assunto durante o ano todo, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro. No entanto, este mês representa a causa e acaba tornando-se especial e se destacando dos demais”, disse Dr. Newton.
Sobre a campanha Outubro Rosa.
O mês de outubro é considerado, desde a década de 90, o mês rosa. A campanha Outubro Rosa possui adesão mundial e visa estimular a luta contra o câncer de mama e seu diagnóstico precoce.
Como forma de promover a conscientização sobre essa doença, considerada a forma mais comum entre as mulheres e o segundo tipo com maior incidência no mundo, diversas instituições abraçam a causa promovendo ações a que abordam o assunto, sempre frisando a necessidade de realizar os exames periodicamente e diminuir o índice de mortalidade.
Sobre o Dr. Newton.
Newton A. Bordin Júnior é mastologista graduado pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP) em 1977. O médico possui mestrado e doutorado em Ciências da Saúde pela mesma instituição de ensino, além de ser professor adjunto, IV-Doutor da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - Autarquia Estadual.
Dr. Newton tem experiência na área de medicina, com ênfase em Oncologia Ginecológica, atuando principalmente nos segmentos de câncer de mama, mastologia, ginecologia, câncer ginecológico e câncer na mulher jovem.