Mastologista fala sobre o câncer de mama em palestra na Câmara Municipal

Na quarta-feira, 24 de outubro, o mastologista e professor da FAMERP de Rio Preto, Dr. Newton A. Bordin Jr., palestrou sobre o câncer de mama no plenário da Casa de Leis em comemoração ao Outubro Rosa, de prevenção e combate ao câncer de mama, comemorado em todo o país e em Tanabi pela lei criada no ano passado pelo vereador Devinha Zanetoni (MDB).
A vinda do médico mastologista se deu graças a uma parceria que o presidente da Câmara Marcos Paulo Mazza (DEM) tem com o Hospital de Base (HB) de Rio Preto e não houve custo algum ao erário.
Dr. Newton falou a respeito do câncer de mama, prevenção, diagnóstico e tratamento. “A própria mulher pode se auto examinar todos os dias, tomando banho, por exemplo, visando à identificação de possíveis anomalias”, disse.
Além de estudantes de enfermagem, profissionais da área da saúde, público em geral, também prestigiaram a palestra o presidente da Câmara Marcos Paulo Mazza (DEM) com os vereadores Devinha Zanetoni (MDB), Gilbertinho Faria (PSD), Tenente Osmar Canela (PP) e Alexandre Bertolini, o Xandão (DEM).
A CAMPANHA.
O mês de outubro é considerado, desde a década de 90, o mês rosa. A campanha Outubro Rosa possui adesão mundial e visa estimular a luta contra o câncer de mama e seu diagnóstico precoce.
Como forma de promover a conscientização sobre essa doença, considerada a forma mais comum entre as mulheres e o segundo tipo com maior incidência no mundo, diversas instituições abraçam a causa promovendo ações a que abordam o assunto, sempre frisando a necessidade de realizar os exames periodicamente e diminuir o índice de mortalidade.
NEWTON.
Newton A. Bordin Júnior é mastologista graduado pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP) em 1977. O médico possui mestrado e doutorado em Ciências da Saúde pela mesma instituição de ensino, além de ser professor adjunto, IV-Doutor da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - Autarquia Estadual.
Dr. Newton tem experiência na área de medicina, com ênfase em Oncologia Ginecológica, atuando principalmente nos segmentos de câncer de mama, mastologia, ginecologia, câncer ginecológico e câncer na mulher jovem.