Indicações de Gilbertinho pedem a implantação do ensino fundamental na E.M Antonio Soares e sinalização adequada nas áreas escolares

Da redação, jornal "O Município"
Duas Indicações do vereador Gilbertinho Faria (PSD) na Câmara Municipal chamam a atenção do Poder Executivo para a área da educação municipal.
A Indicação 210/2018 pede que o prefeito providencie com urgência a sinalização adequada nas áreas escolares do município de Tanabi. O legislador considera que as crianças da rede municipal de ensino fazem parte do grupo de usuários mais vulneráveis no trânsito, pelas suas características físicas e psicológicas, a capacidade de percepção de tempo e distância e a identificação da origem os sons que não estão plenamente desenvolvidas, por isso não conseguem avaliar os riscos de atropelamentos e acidentes que possam vir a ocorrer.
Sobre a sinalização, Gilbertinho ainda observa que as crianças não possuem uma visão periférica e não avaliam corretamente a velocidade dos veículos, principalmente de motocicletas. Ele também relata no documento a dificuldade que a criança tem da via, devido a sua estatura em comparação a veículos estacionados ou até mesma de não serem vistas pelos condutores, além da percepção audiomotora, desatenção e travessia inadequada.
“Exatamente por tudo que estudei e relatei na Indicação que eu peço que o prefeito execute estas sinalizações adequadas o mais rápido possível. Não podemos dar brecha pra que possa ocorrer um acidente grave envolvendo nossos pequeninos”, disse o vereador.
Já na Indicação 211/2018, Gilbertinho Faria, anexando ao documento um abaixo assinado com 124 assinaturas, oficializa o prefeito para que providencie, com urgência, a implantação do ensino fundamental na Escola Municipal Antonio Soares no bairro Sítio do Estado.
O legislador avalia que os gestores públicos atualmente buscam novas estratégias para solucionar os problemas de vulnerabilidade social de crianças e adolescentes e estão encontrando, como melhor solução, a elaboração de projetos sociais e educacionais que viabilizem o acesso e a permanência na escola onde, além de receberem formação acadêmica, podem vislumbrar uma melhoria nas suas condições de vida e recebem também a contribuição da sociedade.
Ainda em seu documento, o vereador considera que ao final do 5º ano do ensino fundamental, as crianças, na sua maioria, ainda com 11 anos, não possuem uma formação intelectual e social independente, sendo alvos fáceis, sem o acompanhamento familiar próximo, de desvios nos estudos para outras finalidades. “quando estas crianças passam a estudar em escolas mais distantes de seus lares, elas perdem o acompanhamento diário e isso as deixam mais vulneráveis”, frisou Gilbertinho.
Finalizando, a indicação pede a implantação gradativa do ensino fundamental na E.M Antonio Soares, da seguinte forma: 6º Ano do ensino fundamental no ano de 2019; 6º e 7º ano do ensino fundamental no ano de 2020; 6º, 7º e 8º ano do ensino fundamental no ano de 2021; 6º, 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental no ano de 2022.
“Essas, assim como muitas indicações que já enviei ao Poder Executivo, vem de encontro aos pedidos da sociedade que sempre procuram pelo vereador para cobrar o prefeito estas ações que visam melhorar a qualidade de vida dos moradores em todas as áreas. Espero que o prefeito tenha a sensibilidade e estude esses documentos junto de seus secretários e assessores”, finalizou o vereador Gilbertinho Faria.