Advogado será homenageado com Medalha Rui Barbosa na Câmara Municipal de Tanabi

O advogado Diógenes Lucas da Silva será homenageado pela Câmara Municipal de Tanabi com a Medalha Rui Barbosa, Projeto de Resolução 05/2018 de autoria do presidente Marcos Paulo Mazza (DEM).
A outorga é dada aos advogados que são inscritos na 245ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Tanabi, por sua atuação destacada, prestando relevantes serviços dentro da área jurídica á população tanabiense, ressaltando que a indicação do profissional é feita pela diretoria da subseção, mediante consulta prévia anual a ser realizada entre os advogados devidamente inscritos.
Segundo Marcos Paulo, a indicação também é acompanhada de currículo do homenageado que será lido em plenário pela Mesa Diretora da Casa de Leis. A entrega acontece no dia 13 de agosto, segunda-feira, em sessão solene, paralela à ordinária.

Dia do Advogado.
O Dia do Advogado é comemorado anualmente em 11 de agosto. Esta data homenageia os profissionais responsáveis em representar os cidadãos perante a justiça.
O Direito é a ciência das normas que regulam as relações entre os indivíduos na sociedade, quando essas relações não funcionam dentro das normas estabelecidas, entra o trabalho do advogado, que é o de nortear e representar clientes em qualquer instância, juízo ou tribunal.

Origem do Dia do Advogado.
O Dia do Advogado é celebrado em 11 de agosto em homenagem a criação dos dois primeiros cursos de Direito no Brasil, em 1827.
A Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo; e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, foram criadas por D. Pedro I.
Em algumas regiões do país, os profissionais também comemoram o dia 19 de maio, Dia de São Ivo, padroeiro dos advogados.

Rui Barbosa.
Rui Barbosa (1849-1923) foi um político, diplomata, advogado e jurista brasileiro. Representou o Brasil na Conferência de Haia, foi reconhecido como “O Águia de Haia”. Foi membro fundador da Academia Brasileira de Letras e seu presidente entre 1908 e 1919.
Nasceu em Salvador, Bahia, no dia 05 de novembro de 1849. Filho de João José Barbosa de Oliveira, médico, deputado provincial e diretor da Instrução Pública da Bahia, e de Maria Adélia Barbosa de Oliveira. Rui e sua irmã mais velha, Brites, receberam educação rigorosa. Com cinco anos, Rui foi para a escola e em poucos dias já sabia ler e conjugar verbos. Em casa, recebia aulas de piano e oratória. Era uma criança triste e sobrecarregada de estudos. Era obrigado, pelo pai, a ler os clássicos portugueses. Com dez anos já recitava Camões.
Em 1861, ingressou no Ginásio Baiano e em 1864 terminou o curso em primeiro lugar, recebendo medalha de ouro e pronunciando seu primeiro discurso em público. Terminando o curso de humanidades, preparava-se para estudar Direito, com apenas 15 anos de idade. Passou então o ano de 1864 estudando alemão, lendo juristas e obras médicas de seu pai.