Advogado Diógenes Lucas é homenageado com Medalha Rui Barbosa na Câmara Municipal

Na segunda-feira, 13, durante a 26ª Sessão Ordinária, o advogado Diógenes Lucas da Silva foi homenageado com a Medalha Rui Barbosa.
A condecoração é entregue como homenagem a advogados que são inscritos na 245ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Tanabi para aqueles que prestam seus serviços à população tanabiense, segundo o Projeto de Resolução 05/2018 de autoria do presidente da Câmara Marcos Paulo Mazza (DEM).
Na presença de familiares e amigos, principalmente advogados, Diógenes falou da emoção e prazer em receber tal homenagem. “Foram anos de trabalho e estudo e fico muito feliz em saber que fui reconhecido pelos meus amigos de trabalho. Agradeço a Deus e a todos por esta condecoração que vou carregar com muito orgulho pelo resto da minha vida. Muito obrigado”, disse ele.
Durante a cerimônia, o advogado Marcel Cadamuro de Lima Câmara, presidente da 245ª Subseção falou aos presentes. “Diógenes foi formado em uma das principais faculdades do Brasil e hoje compartilha conosco toda a sua experiência, me sinto honrado por isso e nós como advogados não poderíamos deixar de prestar esta homenagem a este profissional que engradece a arte da defesa no Brasil. Confesso que vejo muitas peças dele e fico boquiaberto pela escrita e referência. Parabéns”, comentou.
Origem do Dia do Advogado.
O Dia do Advogado é celebrado em 11 de agosto em homenagem a criação dos dois primeiros cursos de Direito no Brasil, em 1827.
A Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo; e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, foram criadas por D. Pedro I.
Em algumas regiões do país, os profissionais também comemoram o dia 19 de maio, Dia de São Ivo, padroeiro dos advogados.
Diógenes Lucas da Silva.
Natural de Palestina/SP, nascido em 01 de fevereiro de 1935. Mudou-se com a família para Tanabi quando tinha apenas um ano de idade onde se criou, estudou e trabalha até hoje. Reside na Rua Coronel Joaquim da Cunha. É divorciado de Tercília Domingues e atualmente casado com Maria Rosa. O homenageado tem um filho com sua primeira esposa e dois com a segunda, todos moram em São José do Rio Preto.
Diógenes cursou a escola primaria (1° ano) na Escola da Villa Nova em Cosmorama, aos 10 anos de idade. Aos 16 anos prestou exame de Admissão ao Ginásio depois de três meses preparado pela professora Lúcia Abufares. Ingressou na 1ª série ginasial em 1951 e, nos sete anos seguintes, cursou as quartas séries ginasiais, assim como três anos de escola normal e três anos de escola técnica no mesmo período. No inicio de 1958, a convite de seu amigo João Sanches Fernandes, hoje promotor, foram estudar em São Paulo na escola particular Castelões e, no fim desse mesmo ano, o homenageado prestou vestibular na faculdade particular Lar de São Francisco e foi aprovado. No ano de 1963, concluiu o curso de Direito.
O advogado, durante a faculdade, trabalhou em quatro bons empregos na capital paulista e, depois de formado, montou seu escritório na metrópole, trabalhando lá por três anos. Após esse período, Diógenes mudou-se para a cidade de Cardoso – SP onde advogou por um ano e meio, passado esse tempo, acabou transferindo seu escritório para a cidade de Santa Albertina, na comarca de Jales, na qual permaneceu por um ano e meio.
O homenageado veio para Tanabi em 1971 onde exerceu o magistério primário até 1977, além da advocacia particular.
Foi aprovado em concurso para magistério primário, mas preferiu prestar seus serviços a Prefeitura de Tanabi a convite do ex-prefeito Alberto Víctolo.
Trabalhou na Prefeitura como advogado de 1977 até 2005, defendendo o município em causas trabalhistas. No ano de 2005 aposentou-se, mas até hoje exerce a advocacia.
Como advogado, militou diversas vezes no tribunal do júri sem nunca depender do auxilio de outro advogado. Diógenes está completando 55 anos na profissão tendo 80 anos de idade.