Presidente Marcos Paulo Mazza e vereador Tenente Osmar Canela cobram do Poder Executivo e da Secretaria de Educação a implantação de aulas de primeiros socorros nas Escolas Municipais

O presidente da Câmara Municipal de Tanabi Marcos Paulo Mazza (DEM), junto do vereador Tenente Osmar Canela (PP), enviou uma Indicação Parlamentar ao Poder Executivo solicitando que seja encaminhado para Casa Legislativa um Projeto de Lei para inserir na grade curricular escolar aulas de primeiros socorros em toda Rede Municipal de Ensino. O pedido estabelece as “noções e conhecimentos de primeiros socorros e prevenção de acidentes nas escolas”, pois, segundo os vereadores, tais atividades já estão sendo aplicadas em escolas municipais no país.
Para o Tenente Osmar, o projeto visa contribuir para a redução de acidentes nas instituições, na prevenção de acidentes no ambiente escolar e nos equipamentos escolares e também quanto na conduta de primeiros socorros frente a esses agravos e aos problemas clínicos mais comuns em crianças e adolescentes, assim como o fluxo de encaminhamento, se necessário, para a Unidade Básica de Saúde. “O principal objetivo dos primeiros socorros é salvar vidas e proteger a vítima contra maiores danos, até a chegada do atendimento especializado”, disse o vereador.
“É sempre bom lembrar que acidentes acontecem em qualquer lugar e na situação que uma pessoa orientada com instruções claras e objetivas pode salvar uma vida e minimizar sofrimentos”, comentou Marcos Paulo.
Para profissionais da área da segurança pública, este conhecimento não está relacionado com a prática médica, mas sim com os mecanismos de atenuação dos casos acidentais. A qualquer momento as pessoas podem se deparar com situações em que uma criança possa necessitar de socorro pelos professores e servidores administrativos.
“A atuação de um adulto no local no momento do acidente pode determinar a futura qualidade de vida daquela criança acidentada”, frisou Canela, afirmando que pode surgir até casos extremos tais como: parada cardiorrespiratória, engasgamento, afogamento, intoxicação por substâncias químicas, obstrução de vias aéreas, ataque por animal peçonhento, desmaio, trauma ocular perfurante, convulsão, fratura interna, queimadura por fonte de calor, atropelamento.
“Se o socorrista souber identificar o caso, ele pode intervir de imediato, ativando a ajuda diferenciada para o local e iniciando corretamente as manobras de suporte básico de vida. Tendo esta atitude, a criança poderá ter uma qualidade de vida normal”, pontuou o presidente.
Para os vereadores, o PL contribui para a redução e prevenção de acidentes nas escolas, dispondo sobre explicação de uso dos equipamentos de prevenção existente nas instituições e também quanto na conduta de primeiros socorros frente a esses agravos e aos problemas clínicos mais comuns em crianças e adolescentes, assim como o fluxo de encaminhamento, se necessário, para a Unidade Básica de Saúde, sendo ainda que a execução do referido Projeto nas escolas não vai ter nenhum custo aos cofres públicos, pois, os treinamentos poderão ser realizados pelos Bombeiros, SAMU ou mesmo pela equipe da Secretaria Municipal da Saúde.