CPI da Água e Esgoto oficializa Executivo para providenciar consertos e limpezas nas lagoas de tratamento de Ecatu e Ibiporanga

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) formada pelos vereadores Fabrício Missena (PP), Gilbertinho Faria (PSD) e Rodrigo Bechara (PODE) estão levantando, com prazo de 180 dias, todas as supostas irregularidades no sistema de abastecimento de água e captação de esgoto de Tanabi.
Segundo Rodrigo Bechara, Relator, em poucos dias ele fará apresentação de um relatório apontando as falhas do sistema que vem sofrendo com a inconstância no abastecimento da água e na captação do esgoto. “Falhas foram vistas e estamos analisando caso a caso. Queremos apresentar um relatório que mostre ao Executivo, quais as medidas que devem ser tomadas para retomarmos nosso sistema que há anos não passa por melhorias”, disse.
Durante essa semana, Rodrigo e Gilbertinho, atendendo aos pedidos dos moradores dos bairros de Ecatú, Ibiporanga, José Onha e Vila Rica, se deslocaram até as redes de captação e constataram vazamentos de esgoto pelos locais, além de outros serviços a serem executados. “Muitos vieram nos cobrar essas visitas, chegando aos locais, notamos que existiam não só vazamentos, mas outros problemas que precisam de uma atenção especial do governo”, comentou Gilbertinho.
Em Ecatú, a estação elevatória da Lagoa de Tratamento que fica ao lado do bairro tinha um vazamento grande no suspiro que jorrava esgoto para propriedades particulares e não possui nenhum tipo de proteção, já na outra estação, dentro do bairro, o mato toma conta, impossibilitando a entrada para uma possível manutenção.
Na Lagoa de Tratamento de Ecatú o mato também toma conta do local e não possui proteção alguma. “Oficializamos o prefeito para que providencie os fechamentos dos locais, além da contenção do vazamento e que determine que faça a limpeza o mais breve possível”, frisou Bechara.
Passando pelos bairros Vila Rica e José Onha, os vereadores observaram um grande vazamento na rua Tomás Cavalheiro. “Naquele local o trabalho deve ser feito o mais rápido possível. O esgoto está correndo a céu aberto. Um mau cheiro e uma falta de respeito com aquela população”, destaca Gilbertinho.
Em Ibiporanga, a estação elevatória também possuía vazamentos e a Lagoa de Tratamento está sem situação de abandono. “O sistema até que vem funcionando, mas o local onde ficam as lagoas, este precisa de uma roçagem e uma reforma urgente. O mato é tão alto que não dá pra ver a lagoa, aliás, quase que passa despercebido pra quem acessa a vicinal que liga o bairro a usina Guarani. Sem proteção alguma apresenta um perigo eminente, assim como a lagoa de Ecatú”, disse Rodrigo.
Os vereadores oficializaram o Poder Executivo sobre os serviços e os perigos encontrados e agora esperam uma resposta por parte do prefeito. “Os vazamentos já foram sanados, agora restam à limpeza e o fechamento dos locais. Esperamos um trabalho atencioso, já que no início da CPI, já havíamos alertado os responsáveis”, frisaram os legisladores. Os trabalhos da CPI foram abertos com votação de Resolução (014/17) aprovada em plenário no dia 27 de setembro do ano passado.
A comissão é formada pelos seguintes vereadores: Presidente Fabrício Missena (PP), Relator Rodrigo Bechara (PODE) e Membro Gilbertinho Faria (PSD). Por questões particulares, Missena não pode acompanhar os demais nessas fiscalizações.