Sindicato e vereadores discutem reajuste salarial de servidores municipais

Representantes do Sindicato dos Servidores Municipais de Tanabi (SISEMT) estiveram reunidos com os vereadores na Câmara Municipal a fim de discutirem o reajuste salarial dos servidores públicos municipais, proposto pela instituição para janeiro e acatado pelo Poder Executivo.
O encontro aconteceu na tarde de terça-feira passada, 16, no plenário da Casa de Leis, agendado pelo presidente da Câmara Marcos Paulo Mazza. Na oportunidade, o presidente do SISEMT, Miguel dos Santos Garcia explicou aos vereadores que a proposta de mudança da data-base do dissídio havia partido da instituição que teve um recuo, através de uma concordância do prefeito, devido a arrecadação de início de ano. “Sentamos com o prefeito e entendemos que a arrecadação em janeiro eleva o percentual da folha de pagamento e impossibilita uma negociação, por isso decidimos recuar para não prejudicar a administração ou forçar que o prefeito sofra sanções previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal”, disse Miguel.
Entre os acordos administração/servidores, segundo o sindicato, foi tratado que a data-base retornaria para maio e, a partir daí, haverá uma discussão dentro dos limites estipulados em lei. Também ficou acordado o aumento de R$ 50,00 no cartão alimentação, elevando para R$ 400,00. “Foi uma maneira que encontramos de negociar sem que o servidor ficasse no prejuízo. A proposta foi acatada e temos certeza que ficou bom para ambos os lados”, comentou Miguel.
Para os vereadores, o trabalho do SISEMT é de grande importância e relevância na cidade, já que é um órgão que defende os interesses dos servidores. “Sempre que possível nos reunimos para, se preciso for, unir as forças e lutar pelos direitos dos servidores”, frisou Marcos Paulo Mazza.
Membros do sindicato aproveitaram a ocasião e pediram a colaboração dos vereadores em relação às mudanças no estatuto. “Precisamos mudar alguns itens do estatuto que já está nas mãos do Jurídico da Prefeitura e quando chegar à Câmara para ser analisado, gostaríamos muito de participar”, ponderou Miguel, já contando com o apoio dos vereadores. “Não vejo problema algum em ter a participação da instituição que luta pelos direitos dos servidores. Com certeza faremos de tudo para melhorar as condições desses trabalhadores, claro que dentro da lei ou de um ajuste que fique bom para todos”, finalizou o presidente da Câmara Marcos Paulo Mazza.
Além dos membros do SISEMT, participaram da reunião os vereadores Dorival Rossi (PSD), Gilbertinho Faria (PSD), Tenente Osmar Canela (PP), Sidnei Pardal (PSDB), Fabrício Missena (PP) e o presidente do legislativo, Marcos Paulo Mazza (DEM).