Câmara concede título de Cidadã Tanabiense a Fernanda Marinela

No dia 27 de dezembro, quarta-feira, os vereadores da Câmara Municipal de Tanabi se reuniram em Sessão Solene para outorgarem Título de Cidadã Emérita Tanabiense à advogada Fernanda Marinela de Sousa Santos.
Marinela recebeu a maior honraria outorgada por um legislativo municipal, pois, segundo os vereadores, ela representa o nome de Tanabi de forma digna, nobre e honrosa nos cenários jurídico e editorial nacional.
Diversas autoridades (estaduais e municipais) ligadas a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) vieram prestigiar a entrega do mérito a Drª Fernanda. Segundo seus amigos de profissão, a advogada recebeu de forma mais do que merecida o título.
Durante a cerimônia, Marinela se emocionou ao assistir vídeos que traziam sua biografia e homenagens de amigos e familiares. “Muito linda essa surpresa dos vereadores”, disse ela.
Envolvida com seus familiares, em clima festivo, a advogada usou a tribuna e agradeceu a todos que de uma forma ou de outra contribuíram com o seu crescimento. “Tenho que agradecer todos, indistintamente que ajudaram chegar aonde eu cheguei. Agradeço desde a mais simples pessoa que passou pela minha vida até meus familiares, amigos, esposo e meus filhos que me mostraram o que é o amor sem fronteiras”, comentou a homenageada.
Filha do casal Eduardo e Conceição, Fernanda Marinela nasceu em Tanabi em 19 de fevereiro de 1975. Hoje mora em Maceió, segundo seu coração como ela mesma disse em seus agradecimentos, terra do seu esposo, também advogado Paulo Nicholas, com quem teve dois filhos Pedro e Luiz Fernando. Em 2005, Fernanda escreveu seu primeiro livro pelas editoras JusPodivum e Impetus. Em 2009 publicou o livro Servidores Públicos. Atualmente seus livros são publicados pela Editora Saraiva. Fernanda é referência no direito administrativo e professora em cursos de capacitação de diversos órgãos públicos, destacando aulas para servidores do supremo Tribunal Federal e Tribunais de Contas.
Em 2012 foi eleita Conselheira Federal da Ordem dos Advogados do Brasil pelo estado de Alagoas. Em 2013 tornou-se presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, permaneceu no cargo até 2015. Também fez parte da Comissão Nacional de Direito Administrativo e da Comissão Nacional de Ensino Jurídico do Conselho Federal da OAB.
A tanabiense foi eleita à primeira mulher presidente de uma Seccional da OAB no estado de Alagoas, atualmente é a única mulher que ocupa essa posição no Brasil e ainda exerce o cargo de Coordenadora Adjunta do Colégio de Presidentes de Seccionais da OAB.
A autoria do Projeto de Decreto Legislativo 06/2017 foi do vereador Fabrício Missena (PP) que usou a tribuna e falou em nome de todos os vereadores.
Além do quadro que Fernanda Marinela recebeu, ela ainda ganhou um buque de flores da Câmara, entregue pela noiva do presidente da Câmara Marcos Paulo Mazza, Samanta Mello.
No final do evento, a família de Marinela ofereceu um coquetel aos participantes, onde ela recepcionou seus convidados, matando saudades de amigos e fazendo questão de registrar em fotos as lembranças que ela levará para sempre de Tanabi.
“Sempre soube que não seria fácil, mas sabia que era possível e tracei meus planos e metas, sabendo que os primeiros passos estavam na educação e hoje posso afirmar que cheguei aonde cheguei graças aos meus mestres. A lição valeu a pena. Nós somos tanabienses fortes e não podemos desistir dos nossos sonhos. Obrigado Tanabi, por tudo que me ensinou e por tudo que sou hoje. Cidade que forjou o meu caráter e que me fez para o mundo”, finalizou Fernanda Marinela.