Dezembro Vermelho alerta população para prevenção do vírus HIV e doenças sexualmente transmissíveis

A campanha do Dezembro Vermelho lançada pela Câmara Municipal de Tanabi, dia 1º, tem o objetivo de chamar a atenção da população sobre a importância de prevenir e combater o vírus HIV. A campanha foi instituída pela Lei 13.504 e a escolha do mês foi em função do Dia Mundial de Luta Contra AIDS, celebrado no primeiro dia do mês.
Em Tanabi, a Câmara Municipal, faz a divulgação em redes sociais sobre a importância da prevenção, determinado pelo presidente Marcos Paulo Mazza (DEM).
A partir deste ano, o Brasil todo está mobilizado nas ações para prevenção HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis.
Profissionais da saúde consideram fundamental que as pessoas procurem esses serviços gratuitos na rede para um diagnóstico oportuno da infecção causada pelo HIV. A programação preventiva se estende durante todo o mês de dezembro.
O Laço Vermelho.
O laço vermelho é visto com símbolo de solidariedade e comprometimento na luta contra a AIDS. O projeto do laço foi criado em 1991, pela Visual AIDS, grupo de profissionais de arte de Nova Iorque que homenageavam amigos e colegas que morriam ou que estavam morrendo de AIDS. Frank Moore, do grupo Visual AIDS, disse que o vermelho foi escolhido devido a sua ligação ao sangue e traz a ideia de paixão, inspirado no laço amarelo que honrava os soldados americanos na Guerra do Golfo, naquela época.
Foi na inspiração do laço vermelho que surgiram outros, como: Rosa (câncer de mama), o amarelo (segurança no trânsito), o Azul (câncer de próstata), o verde (meio ambiente) e tantos outros que se espalham pelo mundo, utilizados por ativistas em diversas variações, mas não perdendo a sua importância na luta das causas em prol à sociedade.