Vereadora Rose de Paula (Psol) se dedica em estudo detalhado do Orçamento 2018

A vereadora Rose de Paula (Psol) se disponibilizou para se dedicar em um estudo detalhado do Orçamento 2018 enviado pelo Poder Executivo à Câmara Municipal de Tanabi.
A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Tanabi já se reuniu em Audiência Pública e discutiu o Projeto de Lei 072/2017, que dispõe sobre o Anexo de Prioridades e Metas da Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício 2018 e durante a audiência a vereadora pediu para que ela mesma fizesse este estudo.
Segundo Rose, o orçamento público tem tudo a ver com o dia a dia do tanabiense. “Grande parte das receitas arrecadadas pelo governo municipal saem no nosso bolso, seja direta ou indiretamente. Somos nós que repassamos uma parcela do que ganhamos para que isso volte em nosso benefício. Devemos tratar o assunto com muita responsabilidade e eu jamais me furtarei em me dedicar a isso”, ponderou a vereadora.
O Orçamento 2018 transforma-se em lei após passar por um processo de ampla negociação em que os governos deixam claros como pretendem gastar a curto e médio prazo os recursos arrecadados com impostos, contribuições sociais e demais fontes de receita. A elaboração do orçamento é obrigatória em todos os níveis de governo e segue uma periodicidade prevista em lei e na Constituição Federal.
“O orçamento é uma peça fundamental para o setor público e é obrigatório, pois estabelece os objetos de planeamento da cidade. Uma boa elaboração do orçamento se torna uma ferramenta ótima para a gestão pública, pois foi prevista com antecedência as receitas e despesas que a prefeitura possa vir a ter durante os exercícios anuais, tornando a administração pública mais transparente possível”, conclui Rose de Paula.
Após o estudo da vereadora, o PL 072/2017, que já foi lido em plenário, segue para aprovação dos vereadores em primeira e segunda discussão. Os legisladores podem ainda apresentar emendas.