Projeto de Lei do vereador Devinha Zanetoni institui Outubro Rosa em Tanabi

O vereador Devinha Zanetoni (PMDB), através do Projeto de Lei 078/2017 estabelece o “Outubro Rosa” em Tanabi. Conforme o movimento, cada ano vem aumentando a adesão mundial, que visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.
Segundo Zanetoni, é importante regulamentar esse movimento na cidade através de lei. “Devemos regulamentar para aumentar o compromisso da cidade nas campanhas”, disse ele.
O objetivo é divulgar, de modo simples e verdadeiro, todas as contribuições de vários segmentos da sociedade em relação a esta ação mundial, que embeleza com seu tom rosa, monumentos e locais históricos, no sentido de nos mostrar, de modo belo e feminino, a importância da luta contra o câncer que mais mata mulheres em todo o mundo.
O importante é, na realidade, focar este sério assunto nos 12 meses do ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro. No entanto, este mês é representativo para a causa, tornando-se especial e destacado dos demais.
Para Devinha, ele não é o dono da iniciativa. Simplesmente quer deixar sua parcela de participação ao movimento contando a história como ela é. “Sofri com esse problema em minha família e sei o quanto é difícil. Não é a pessoa que sofre com isso e sim a família toda”, comentou o vereador lembrando que existe tratamento e o efeito é satisfatório quando detectado precocemente.
Em uma pesquisa pelo site do INCA (Instituto Nacional de Câncer) é possível saber que na década de 90, nascia o movimento conhecido como “Outubro Rosa”, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
Na justificativa do projeto, Devinha Zanetoni relata que este é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo. Depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama responde por 25% dos casos novos a cada ano. Especificamente no Brasil, esse percentual é mais elevado, chegando a 28,1%. Sem considerar os tumores de pele não melanoma. Esse tipo de câncer é mais frequente em mulheres nas regiões sul, sudeste, centro-oeste e nordeste.
O projeto, que já foi aprovado por unanimidade, em primeira discussão, passa para a segunda votação na próxima Sessão Ordinária, dia 16 de outubro e precisa ser sancionado pelo prefeito.