Marcos Paulo Mazza participa de Encontro Paulista representando a Câmara Municipal

No dia 29 de setembro o Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP) realizou o XVIII Encontro Paulista sobre Gestão Documental e Acesso à Informação na cidade de Votuporanga.
Durante o evento, que aconteceu na Câmara Municipal da cidade, foram abordadas políticas públicas de gestão documental e acesso à informação, legislação, além de orientações sobre digitalização, eliminação de documentos públicos, Serviço de Informações ao Cidadão (SIC) e Portal da Transparência.
De acordo com o diretor Igor Marangone, do Centro de Assistência aos Municípios do APESP, o encontro tem como objetivo fomentar a instituição de Arquivos Públicos Municipais, estimular a regulamentação da Lei de Acesso à Informação e fortalecer a transparência pública em âmbito municipal. "Oferecemos orientação técnica gratuita a prefeituras e câmaras municipais da região, sem a necessidade de deslocamento à capital paulista", disse Marangone.
Segundo a assessoria de imprensa do APESP, Votuporanga foi escolhida como sede por estar localizada no extremo oeste do Estado, região de São José do Rio Preto, e possui a maior concentração de municípios (96) entre as Regiões Administrativas.
O XVIII Encontro Paulista sobre Gestão Documental e Acesso à Informação foi realizado em parceria com a Câmara Municipal de Votuporanga e com o apoio da Prefeitura Municipal de Votuporanga, Centro Universitário de Votuporanga (UNIFEV) e SAEV Ambiental (Superintendência de Água, Esgotos e Meio Ambiente de Votuporanga).
Participaram da abertura do evento o coordenador Fernando Padula, do Arquivo Público do Estado; Osmair Ferrari, presidente da Câmara Municipal de Votuporanga; o deputado estadual Carlão Pignatari, e o prefeito de Votuporanga, João Dado, além do presidente da Câmara de Tanabi Marcos Paulo Mazza e de seu amigo, vereador em Votuporanga, Rodrigo Beleza.
É projeto de Marcos Paulo implantar na Casa de Leis a gestão documental, regulando a Lei de Acesso a Informação. “Isso é gestão. Devemos tratar documentos públicos com profissionalismo e dedicação”, disse ele.
Encontros Paulistas.
Promovidos pelo Arquivo Público do Estado, os Encontros Paulistas acontecem desde 2003.  Esta foi a 18ª edição do evento, que já aconteceu em 15 cidades e com participação de mais de duas mil pessoas. Nestes encontros regionais são disponibilizados instrumentos técnicos e orientações para que as administrações públicas municipais possam criar seus Arquivos Públicos e implantar políticas de gestão documental.
                                                                                                                                                                                                                Colaborou: Assessoria de Imprensa APESP.