Câmara Municipal vai implantar Escola do Legislativo em Tanabi

O presidente da Câmara Marcos Paulo Mazza (DEM) e os vereadores Fabrício Missena (PP) e Tenente Osmar Canela (PP) estiveram na quarta-feira passada, dia 04, em visita a ALESP (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) para conhecerem o ILP (Instituto do Legislativo Paulista).
O ILP tem por missão produzir, agregar e disseminar conhecimento, contribuindo para o aperfeiçoamento do Poder Legislativo e da democracia no Estado de São Paulo. Constituindo um importante espaço de formação, produção de conhecimento multidisciplinar e troca de experiências entre a sociedade e o Poder Legislativo paulista, tendo como eixos estratégicos: ensino, espaço de capacitação e disseminação de conhecimento; pesquisa, oferecimento de subsídios de cunho técnico-científico para orientar a ação do Poder Público no Estado; cultura e educação para a cidadania, fornecimento à população do Estado de informação e instrumentos para o exercício consciente da cidadania; e comunicação institucional, divulgação de ações e programas do ILP, que buscam estabelecer uma interlocução entre o conhecimento produzido pela sociedade e o resultado obtido através do debate político.
Além disso, o ILP tem o objetivo de avaliar os resultados obtidos pela aplicação dos índices paulistas de vulnerabilidade social (IPVS) e de responsabilidade social (IPRS), os quais são instrumentos de gestão pública para prefeitos e vereadores, que norteiam as diretrizes visando à troca de conhecimento, de capacitação dos agentes públicos e políticos, permitindo que as escolas dos parlamentos municipais se apropriem das informações geradas e que, além do aprimoramento social, também permita o exercício cada vez mais pleno da cidadania e da capacidade de reflexão e atuação política.
Segundo Marcos Paulo, a vontade de criar um instrumento como o ILP da ALESP vem ao encontro dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos pela Câmara de Tanabi. “Estamos evoluindo e acompanhando as inovações em outras câmaras e os estudos, pesquisas e debates que são desenvolvidos pelo instituto me chamou muita à atenção”, disse.
Para dar início aos trabalhos, é necessária a concepção de uma Resolução, no caso de Tanabi, criando a Escola do Legislativo e, a partir da publicação, começar os trabalhos na promoção de palestras, eventos, cursos, atividades e debates com os tanabienses. “Temos pressa e queremos começar imediatamente. Não podemos deixar a oportunidade passar”, comentou Marcos Paulo.
O ILP como instituto dará todo o suporte necessário à Câmara de Tanabi na busca dos profissionais e no auxilio com promoções de eventos.
“Vamos deixar o legislativo mais participativo, trabalhando em conjunto com a iniciativa popular. Vamos criar a Escola do Legislativo de Tanabi”, finalizou Marcos Paulo Mazza.