Associação de Catadores pede apoio a vereadores na Câmara Municipal

Na segunda-feira, dia 25 de setembro, integrantes da Associação de Catadores de Recicláveis do bairro Sítio do Estado estiveram reunidos com os vereadores na Câmara Municipal de Tanabi.
Os catadores pedem o apoio dos legisladores em seus projetos sobre a reciclagem no município. Durante a reunião os responsáveis pela coleta de resíduos recicláveis tiveram a oportunidade de expor os problemas que estão enfrentando e mostrarem quais as iniciativas que pretendem implantar no município, desde que consigam adesão dos poderes executivo e legislativo.
Segundo os vereadores, a associação necessita de apoio jurídico para compor sua entidade e de adesão não só das autoridades, mas de toda a população para que haja a consciência de que reciclar é preciso. “A campanha de conscientização deve partir da prefeitura e a população deve entender que os catadores da cidade necessitam do apoio em relação a separar o lixo úmido do lixo seco”, comentou o presidente da Câmara Marcos Paulo Mazza (DEM).
O primeiro encontro foi proveitoso e poderá render excelentes resultados, já que a política nacional de resíduos sólidos é o assunto mais tratado em todo mundo e é necessário tratar com seriedade o avanço tecnológico a favor desses recicladores.
“Mas tudo isso depende daqueles que estão sendo beneficiados pela reciclagem em correr atrás de seus direitos e fazer valer essa politica reciclável importante não só para nossa comunidade. Tanabi é uma cidade fraterna por natureza e desenvolvendo campanhas de conscientização, tenho certeza que podemos ser referência na região e isso não está difícil, basta acreditarmos”, conclui o presidente.
O que pode ser reciclado?
Vidro: potes de alimentos (azeitonas, milho, requeijão, etc.), garrafas, frascos de medicamentos, cacos de vidro.
Papel: jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel.
Metal: latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, tubos de pasta, cobre, alumínio.
Plástico: potes de plástico, garrafas PET, sacos plásticos, embalagens e sacolas de supermercado.
Embalagens longa vida: de leite, de tomate, de sucos, etc.
Você sabia?
Dia 05 de junho é comemorado o Dia da Reciclagem.