Vereadores de Tanabi vão ao encontro da população com o projeto Câmara nos Bairros

Vereadores de Tanabi vão ao encontro da população com o projeto Câmara nos Bairros

Aprovado em segunda discussão e votação na 28ª Sessão Ordinária que aconteceu no dia 18 de setembro, segunda-feira passada, o Projeto de Resolução Câmara nos Bairros de Tanabi tem como principal objetivo aproximar os vereadores da população. O Projeto de Resolução 012/2017 é de autoria do presidente Marcos Paulo Mazza (DEM) e do vereador Gilbertinho Faria (PSD).
Segundo o presidente, o projeto é um instrumento voltado para interiorização do Poder Legislativo, de suas atividades e interação com a comunidade, buscando ouvir as reais necessidades da população, facilitando a concretização das metas de cada vereador que passa, ao longo de seu mandato, a afinar o discurso na confecção de Requerimentos, Indicações e até mesmo Projetos de Leis.
“Vamos desenvolver o projeto ao longo do mandato, dividindo a cidade em polos e atendendo melhor cada localidade e eleitor. Vamos aproximar a Câmara Municipal dos munícipes”, comentou o presidente.
No Câmara nos Bairros todos os vereadores participam e durante o encontro os interessados poderão utilizar o espaço para exibir sua proposta ou dar a sua sugestão. Os temas serão acatados pelos edis que, posteriormente, elaboram suas propostas e levam à diante.
O principal objetivo do projeto é popularizar os trabalhos legislativos, aproximando o contato direto do vereador com a população de cada região, seja ela urbana ou rural. “Nosso propósito é de promover o Câmara nos Bairros também para os bairros rurais de nossa cidade”, disse Marcos Paulo.
Para os legisladores, a ideia promove a integração entre Câmara e comunidade, abrindo uma perspectiva de trabalharem juntos em prol a uma Tanabi melhor, a partir de discussões comuns dos problemas que envolvem o município, no intuito de encontrar uma solução homogênea.
“Vamos propiciar ao vereador conhecer de perto o comportamento de cada comunidade, suas reações, opiniões e anseios. Vamos intervir junto a cada comunidade como interlocutor e encaminhando suas propostas a administração municipal”, salienta Mazza.
O projeto faz parte de um conjunto de ações que estão sendo desenvolvidas pela Casa de Leis, a fim de promover a modernização e a integração do legislativo no município. A ideia fundamental, segundo Marcos Paulo Mazza, é romper barreiras entre o parlamentar e a sociedade, já que o cidadão desconhece, na maioria das vezes, a realidade dos trabalhos desenvolvidos em plenário. “A iniciativa beneficia o parlamentar que passa a conhecer e a presenciar as dificuldades vivenciadas pelos diferentes grupos dos diferentes bairros. Isto, com efeito, contribuirá para conscientizar a comunidade da importância de sua participação política, além de apresentar a Câmara Municipal como uma instituição mais transparente aos olhos dos cidadãos”, finaliza Marcos Paulo.
O fato de se realizar as reuniões nos bairros possibilita, ainda que de forma tímida, o despertar dos cidadãos para que intervenham no processo político de sua comunidade. É imprescindível citar o evidente incentivo à “democracia participativa” que esta promoção terá, mostrando a comunidade que a única arma que temos não é apenas a do voto, como se tenta fazer entender.
A Constituição Federal de 1.988, expressa o direito do homem à participação democrática: “Todo poder emana do povo, que exerce por meio de seus representantes eleitos, ou diretamente, nos termos desta Constituição” (artigo 1º, parágrafo único). De igual modo se expressa a Declaração dos Direitos do Homem, quando estabelece que “toda a pessoa tem o direito de tomar parte na direção dos negócios públicos do seu País, quer diretamente, quer por intermédio de representantes livremente escolhidos” (art. 21 – I).
Segundo Marcos Paulo Mazza, uma Resolução da Mesa Diretora definirá a agenda do projeto e será dada publicidade para que a população possa acompanhar