Vereador Tenente Osmar Canela cobra por melhorias na segurança de Tanabi

Ao ser perguntado ao vereador Tenente Osmar Canela (PP), que também responde hoje como presidente do Conselho de Segurança (Conseg) de Tanabi, como o município pode investir em segurança, ele esclarece que antes de promover ações para melhorar a segurança da cidade, o governo municipal deve compreender como funciona a dinâmica da criminalidade em seu município, mostrando interesse e participando de reuniões com pessoas ligadas a área da segurança pública (Conseg, associações de bairros, pastorais, clubes de serviços, dentre outras). Assim, cada município deve realizar, minuciosamente, um diagnóstico da situação em que se encontra a segurança. Afinal, para resolver um problema é preciso primeiro conhecê-lo.

Logo que a análise for realizada e a gestão municipal tiver um bom conhecimento dos problemas de segurança da cidade, cabe a estes gestores a elaboração de um Plano Municipal de Segurança Pública, cujas ações podem ser executadas pela Diretoria de Trânsito. Com a criação dessas instâncias, o município pode planejar e implantar projetos que tenham o objetivo de prevenir o crime e reduzir o sentimento de insegurança dos seus cidadãos. “Como, por exemplo, a instalação de câmeras de segurança em toda a cidade”, disse Osmar.

Além disso, o município pode criar uma Guarda Municipal (GM), que tem como principal função proteger o patrimônio público da cidade. Mas desde a aprovação da lei nº 13022/2014 às atribuições da GM passaram a ir muito além do que simplesmente proteger o patrimônio público. Em algumas cidades, a Guarda orienta o trânsito, faz patrulhamento em áreas comerciais e rondas nas escolas, além de reforçar o trabalho da polícia.  A presença da Guarda Municipal tende a evitar ocorrências de crimes, contribuindo para que os moradores se sintam mais seguros.

Por sua vez, a prefeitura pode desenvolver ações de prevenção à violência, por meio da instalação dos equipamentos públicos, tais como uma boa iluminação pública e câmeras bem localizadas. Segundo Canela, uma boa manutenção da cidade contribui para a inibição da criminalidade. “Infelizmente, no momento, não temos, principalmente, a nossa iluminação pública. Por estes motivos, quando a administração municipal investe neste setor e também em uma boa pavimentação das ruas, por exemplo, tem-se uma diminuição na ocorrência de assaltos”, comentou.

É preciso lembrar que a segurança faz parte da organização administrativa e hoje é considerada como prioridade. Por isso, a gestão em cada esfera política no município é responsabilidade do chefe do executivo.

“Essas são apenas algumas das iniciativas que o município pode desenvolver na seara da segurança pública. Contudo, é imprescindível que o executivo municipal tenha uma dimensão exata de como iniciativas dessa natureza podem contribuir para a redução do crime, o aumento da sensação de segurança e, por conseguinte, a melhoria da qualidade de vida na localidade. Assim, cabe a cada um de nós cobrarmos do vereador e do prefeito a realização de medidas como estas”, pondera o Tenente.

Para Canela, o Poder Executivo tem condições hoje de pôr em prática todas estas medidas, uma vez que Tanabi tem uma arrecadação de multas de aproximadamente R$ 60 mil por ano e o mais importante, segundo o vereador, é que não é divulgado isso para a população, sem contar que a arrecadação do IPVA chega aproximadamente R$ 2,6 milhões por ano. “Sendo assim se o prefeito fizer um investimento de apenas 20% da arrecadação do IPVA dá para atender todas esta medidas de segurança pública. Da qual eu como vereador estou pedindo para incluir uma rubrica referente à segurança pública no orçamento anual para 2018”, comentou.

O vereador esclareceu ainda que “a Constituição Federal, em seu artigo 144, estabelece que segurança pública é dever de todo Estado e direito e responsabilidade de todos, portanto entre este ‘todo’ estamos nós  e principalmente o prefeito e os vereadores que o povo elegeu”, conclui.