Advogada receberá título de cidadã emérita tanabiense na Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Tanabi aprovou e promulga o Decreto Legislativo que concede título de cidadã emérita tanabiense a advogada Fernanda Marinela de Sousa Santos, por representar o nome de Tanabi de forma digna, nobre e honrosa nos cenários jurídico e editorial nacional. A autoria do Projeto de Decreto Legislativo 06/2017 é do vereador Fabrício Donizeti Geraldo, o Missena (PP).
Filha do casal Eduardo e Conceição, Fernanda Marinela nasceu em Tanabi em 19 de fevereiro de 1975. Aos 17 anos foi aprovada no vestibular da PUC São Paulo, mas em razão da distância e disponibilidade de morar na capital, optou em cursar Direito na Faculdade Rio-pretense. No primeiro semestre, já trabalhava como secretária da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), 245ª Subseção de Tanabi.
Fernanda também se destacou como estagiária do magistrado Dr. Luiz Fernando Cardoso Dal Poz, sendo aprovada, em seguida, no processo seletivo do Tribunal de Justiça, permanecendo até o final de sua graduação.
Iniciou a atividade como advogada em um escritório na cidade de São José do Rio Preto durante um ano e meio, até decidir ir morar em São Paulo para fazer curso preparatório para concurso público. Nesse período morou em um Pensionato de Freiras Maria Imaculada no bairro Jardins. Um ano após, recebeu convite para lecionar em cursos preparatórios para concursos em Rio Preto, retornando há Tanabi.
Mudou-se para Maceió para lecionar Direito Constitucional, paralelamente foi convidada a dar aulas em curso preparatório para concursos Bureau Jurídico, onde conheceu seu marido Paulo Nicholas. Em razão do seu destaque, foi convidada a dar aulas em curso preparatório para OAB na Bahia, o JusPodivum e também lecionava em cursos telepresenciais da Rede LFG.
Em 2005, Fernanda escreveu seu primeiro livro pelas editoras JusPodivum e Impetus. Em 2009 publicou o livro Servidores Públicos. Atualmente seus livros são publicados pela Editora Saraiva.
Hoje, a advogada Fernanda Marinela é referencia no direito administrativo e professora em cursos de capacitação de diversos órgãos públicos, destacando aulas para servidores do supremo Tribunal Federal, Tribunais de Contas e Federais.
Em 2012 foi eleita Conselheira Federal da Ordem dos Advogados do Brasil pelo estado de Alagoas. Em 2013 tornou-se presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, permaneceu no cargo até 2015. Também fez parte da Comissão Nacional de Direito Administrativo e da Comissão Nacional de Ensino Jurídico do Conselho Federal da OAB.
A tanabiense foi eleita à primeira mulher presidente de uma Seccional da OAB no estado de Alagoas, atualmente é a única mulher que ocupa essa posição no Brasil e ainda exerce o cargo de Coordenadora Adjunta do Colégio de Presidentes de Seccionais da OAB.
A data da entrega ainda será confirmada pela Casa de Leis. “Precisamos agendar com a Drª Fernanda de forma que não possa atrapalhar seus compromissos em Alagoas, mas logo que for confirmada data, vamos dar toda a publicidade”, comentou Missena, autor do decreto.
Para os vereadores, a Drª Fernanda Marinela de Souza Santos, receberá de forma mais do que merecida o título de cidadã emérita tanabiense. Um exemplo de determinação, garra e coragem, segundo os legisladores.
Referência no mundo do Direito.
Segundo o presidente da OAB de Tanabi (245ª Subseção), Marcel Cadamuro, disse que Fernanda Marinela é referência no mundo do Direito. “Um orgulho para a nossa cidade. Decisão acertada em homenageá-la”, disse.