Câmara Municipal e Bombeiros de Tanabi conscientizam sobre queimadas

A Base de Bombeiros de Tanabi com apoio da Câmara Municipal realiza campanha de conscientização sobre queimadas. Alguns alertas sobre incêndios em vegetação serão debatidos com a população, levando em conta o número de incêndios que vem aumentando diariamente em virtude do período de estiagem e ações premeditadas do homem.
A ação vem através de um pedido dos vereadores Alexandre Bertolini (DEM), o Xandão e do Tenente Osmar Canela (PP), tenente da reserva dos bombeiros. Ambos solicitaram ao presidente da Casa de Leis, o vereador Marcos Paulo Mazza (DEM) que colocou o plenário a disposição para palestras, seminários ou audiências a fim de conscientizar a população sobre o perigo das queimadas.
“Ainda vamos movimentar os meios de comunicação da cidade para chegarmos ao maior número de pessoas possíveis. Entendo e dou meu apoio, não só aos vereadores Xandão e Canela, mas também aos bombeiros e aos policiais ambientais, que nunca mediram esforços para salvar vidas e proteger o nosso meio ambiente”, comentou Marcos Paulo.
“Ando em quase todas as propriedades rurais. Meu trabalho é voltado demais ao agricultor e estou vendo o sofrimento dessas pessoas. Na semana passada em torno de 100 hectares foram danificados pela ação do fogo e isso me deixa muito triste”, salientou Xandão.
Os focos de incêndio em terrenos baldios, margens de rodovias, pastagens e área de vegetação natural aumentaram significativamente, exigindo atuações constantes do Corpo de Bombeiros, equipes da prefeitura, brigadas de incêndios das usinas do município e região.
“Tenho muita preocupação nos assuntos que envolvem segurança, principalmente quando envolve os bombeiros. Minha vida foi dedicada a essa profissão e hoje como vereador faço o que for preciso para continuar alertando as pessoas sobre esses e outros acidentes”, disse o Tenente Osmar.
Segundo o Corpo de Bombeiros do estado de São Paulo, houve um aumento de aproximadamente de 40% dos chamados para ocorrências de incêndio desde o início do ano. Em alguns casos é empregados todo o efetivo operacional e viaturas. Para tentar minimizar estes índices de queimadas é fundamental a colaboração e conscientização da sociedade.
Para isso, os bombeiros recomendam medidas de segurança em caráter de prevenção, tais como: Cuidado com cigarros acesos, pois eles podem iniciar um grande incêndio. Não os jogue nas margens das rodovias ou próximo de matas, pois com o clima seco e pouca umidade pode iniciar um incêndio com muita facilidade; Aprecie a natureza com responsabilidade, um passeio dentro da mata pode se tornar um pesadelo, se você não tomar cuidados necessários em relação ao fogo. Evite fazer fogueiras em dias quentes, secos e com ventos fortes, pois o fogo poderá se alastrar e causar um grande incêndio; Não realize queima de mato em terrenos baldios, alegando manutenção ou limpeza; Construa aceiros com margens de segurança adequados e regulares; Não solte balões, uma vez que podem causar grandes incêndios, principalmente em matas, além de ser um crime contra o meio ambiente.
É necessário alertar os motoristas que utilizam das rodovias. Deve-se ter cuidado redobrado nessa época do ano. Com o tempo mais seco no inverno é comum o risco de queimadas e a fumaça provocada pelos incêndios compromete a visibilidade e a segurança dos motoristas.
A Base de Bombeiros de Tanabi, através do comandante Sgt. De Oliveira informa que se coloca a disposição da população através do telefone de emergência 193 para esclarecer qualquer dúvida em relação às queimadas. A Polícia Ambiental de São José do Rio Preto também está em prontidão através do telefone 17. 3201-3600.
“É importante nos mobilizar, vamos zelar pelo nosso meio ambiente. Nós dependemos dele para sobreviver”, informa a nota enviada pelos bombeiros.
Denuncie.
Caso você tenha informação sobre queimadas esporádicas e irregulares, denuncie através dos telefones acima citados para que os profissionais possam tomar as providencias cabíveis nas leis ambientais.
Segundo o professor de biologia Paulo Magno da Costa Torres, as queimadas são ilegais, pois alteram e devastam os ecossistemas, além de destruírem a fauna e a flora, matando os microrganismos do solo, tornando-o mais pobre e calcinando a superfície que reduz a penetração de água no subsolo.
As queimadas são responsáveis por modificações na composição química da atmosfera e influem de forma negativa sobre as mudanças climáticas do planeta, contribuindo para o efeito estufa, colaborando negativamente parta o aumento do aquecimento global.