Câmara Municipal é palco de plenária em vigilância em saúde

A Câmara Municipal de Tanabi foi palco da 1ª Plenária Municipal em Vigilância em Saúde no dia 17 de julho, segunda-feira passada.
Atendendo ao pedido da secretaria da saúde, o presidente da Câmara, vereador Marcos Paulo Mazza, cedeu o espaço da casa para a realização do evento quer contou com a presença de profissionais da saúde e população em geral, além da vereadora Rose de Paula (Psol) representando os legisladores.
O tema tratado foi a Vigilância em Saúde: Direitos, conquistas e defesa de um SUS público de qualidade, promovida em todas as cidades brasileiras.
A vigilância em saúde é um processo contínuo e sistemático de coleta, consolidação, análise de dados e disseminação de informações sobre eventos relacionados à saúde, com objetivo de planejar e implementar medidas de saúde pública, com vistas à proteção e promoção da saúde da população, prevenção e controle de riscos, agravos e doenças. Nessa direção, a vigilância em saúde deve se constituir em um espaço de articulação de conhecimentos e técnicas, abrangendo processos e práticas relacionados às seguintes áreas: vigilância epidemiológica, vigilância em saúde ambiental, vigilância em saúde do trabalhador e vigilância sanitária. Trata-se de um processo de descentralização e de reorganização dos serviços e das práticas de saúde no município.
O evento corresponde à Etapa Municipal da 1ª Conferência Estadual e a 1ª Conferência Nacional, debatendo sobre o mesmo assunto.